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sTs Tips 3: Jogando CTF - Estratégia básica de um pro

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Mensagem  Unorthodox Sex Out 07, 2011 9:59 pm

Este é meu post sobre CTF. Recomendo fortemente que todos leiam esse e o sTs Tips 1 =)

Ok, vamos aprender a jogar CTF... Não, não é apenas correr incessantemente atrás de uma flag e levá-la até sua base até conseguir... Isso é coisa de noob, não de um sTs* Smile

Estratégia em CTF é muito diferente de qualquer outro modo de jogo, sendo por alguns motivos peculiares o meu modo favorito. Não há outro mode que dependa tanto de trabalho em equipe do que CTF, e vou provar a você isso até o fim do post.


1. Introdução:

Caso você já jogue em algum pub de CTF, esqueça tudo que acha que aprendeu, porque um pub nunca chegará no nível de um bom pug ou scrim, e qualquer coisa que é possível aprender lá de estratégia é inútil nesses outros jogos. CTF não é defesa da flag, ou ataque na outra, e sim controle do meio do mapa, ou das passagens mais importantes do mapa. Ok, como sei o que é o meio do mapa? Simples, é o lugar onde as pessoas de ambos os times mais atravessam. Por exemplo, na Abbey, o centro do map é a casa central, que dá acesso a flag azul, à fonte da flag vermelha e diversas outras passagens. O time que controlar a casa terá uma vantagem enorme sobre o outro. Outra maneira de definir o centro do mapa é o lugar onde independente do time, você vai demorar o mesmo tempo para atingi-lo. Sim, certos maps tem mais de um centro, e às vezes até mais do que 2, mas sempre haverá um centro mais principal do que os demais.


2. Importância do meio:

Ok, mas então por que o centro é tão importante? Hehe, pare para pensar. Sim, simples assim, o centro é por onde pode-se atingir qualquer pessoa atravessando o map. O time que defender o centro pode chegar facilmente até ele sem ser atingido por outros players, morrendo menos para chegar na flag do adversário, e, além disso, se alguém conseguir chegar até a flag do seu time, com você no controle do meio, ele terá que passar por você para poder captura-la.
Entende agora a importância?


3. Conquistando o controle:

Velocidade é tudo! Pois é, quando está se jogando apenas com jogadores muito bons, em média, todos os jogadores miram tão bem quanto o outro. Logo, a habilidade deixa de ser o mais importante, a menos que seu time ainda não seja bom o suficiente, o que significa que velocidade é AINDA MAIS determinante no sucesso do seu time. Isso significa também que NÃO HÁ SNIPERS EM CTF. Snipers são devagar, e basta errar um tiro para que o inimigo te mate e tome controle do meio. Automáticas dominam o meio. Além disso, o meio costuma ser o lugar mais vulnerável para um sniper, por haver diversos caminhos e ângulos para acertá-lo. Pare de pensar em Survivor, andar silenciosamente não é nem mesmo a sua última preocupação, te proíbo de andar silenciosamente, aprenda a correr pulando. Morrer não é problema aqui, perder o controle é. Se você é mais rápido do que o inimigo, você conseguirá chegar no centro mais vezes do que ele, entende? Ou seja, você chegará antes dele (se ambos morreram), antes do médico curá-lo (se apenas tirou vida dele e morreu), podendo conseguir uma grande vantagem, não só para você, como para seu time. Caso tenha problemas com velocidade, aprenda sobre isso e plataformas no sTs Tips 1.


4. Segurando o meio:

Esperar o inimigo no meio deixa você vulnerável, como um pato num lago... Então, não fique parado! Fique avançando um pouco, recuando um pouco, indo para os lados, mas sempre na área do meio, sempre controlando-o. Na kingdom por exemplo, um dos meios mais importantes é o telhado central. Não fique no telhado, vá do telhado até a ponte perto da flag vermelha, volte até a passagem do poço que leva do spawn red para a flag azul e volte ao telhado rapidamente. Mantenha-se em movimentação, e não apenas você, seu time inteiro! Evite mover-se junto com os demais do seu time, exceto quando o inimigo realiza um ataque concentrado em um dos lados ou até mesmo no meio, quando deve ser comunicado por teamspeak, chat ou ventrilo rapidamente para que o resto do seu time flanqueie-os e os derrotem! Lembre-se para defender o meio você não pode morrer, tenha sempre médicos no seu time, ou melhor ainda, o time inteiro como medic! Ou pelo menos lembre de curar parte da vida de seus amigos, mesmo sem medkit.


5. Defendendo a flag:

Você não precisa estar junto a sua flag esperando o inimigo. Como disse, você estará agindo como um pato, sendo facilmente morto e sem qualquer chance de alcançar o inimigo quando ele fugir com sua flag, dependendo do resto do seu time para pegá-lo. Segredo, Não dependa do seu time! Sim, é um jogo de teamwork, mas não dependa deles, pois se agir por conta própria, nào haverá um time e todos agirão por conta própria, esperando que o resto do time os cubra e resolva seus problemas. Defendendo o meio do map é como você defenderá sua flag, recuando até sua flag rapidamente para matar o fugitivo se ele conseguir chegar perto. Quando disse para você e seu time ficar em movimento, no item acima, uma idéia é ter uma espécie de retaguarda, que ficará se movendo do meio até próximo da flag e de volta para o meio, mas nunca avançando para depois do meio.


6. Capturando a flag:

Não adianta muito tentar pegar a flag do adversário caso seu time não tem controle do map, mas quando isso se resolver, você tem um novo problema, continuar no controle do meio. Mas, como UrT é um jogo magnífico com outros players no seu time, quando o meio for seu, vocês podem ter um capturer (alguém que vai tentar pegar a flag), enquanto o resto do time continua defendendo o que é importante. Alguns times chegam a ter até 2 capturers (Sempre uso como referência um time de 5 players ativos, ou seja, 3 defendendo o meio nesse caso) como estratégia, mas isso enfraquece o controle do meio, podendo acabar com a vantagem de seu time sobre ele. Mas ainda assim, é uma estratégia que pode ser usada em situações, seu time NUNCA deve-se limitar a apenas uma estratégia, flexibilidade do time é a segunda coisa mais importante depois de velocidade. Um adversário campando na flag não vai dar uma brecha para apenas um ou dois capturers tentar chegar a ela. Nessas horas é interessante avançar com 3, 4 ou até mesmo o time inteiro, apesar de ser uma estratégia perigosa. Lembrem-se seja flexível mas não cometa erros!


7. Treinando o time:

Para ser um bom time, todo time precisa ter algumas qualidades. Ser sempre unido, ter respeito entre seus membros, ter uma liderança legítima (ou seja, uma líderança aprovada por todos) e também inteligente (sabendo ouvir sugestões e capaz de analisar cada situação rapidamente e dar ordens facilmente aos demais) além de membros dispostos a darem o melhor de si, sem nunca desistir de um jogo. Perceba, não escrevi que precisa ter os melhores jogadores. Mas sim, precisa ter os jogadores tão rápidos quanto ou mais do que os adversários, e também os que melhor trocam e adaptam estratégias no decorrer do jogo. Ou seja, treine com seu time tudo o que aprendeu aqui e no sTs Tips 1.
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